|Setúbal

Está a chegar a Semana do Mar de Setúbal

O lançamento do livro Setúbal, Terra de Pescadores e uma exposição fotográfica são os destaques da Semana do Mar e do Pescador, que decorre entre os dias 30 de Maio e 7 de Junho.

Créditos / setubal-ontemhojefuturo.pt/

Com o objectivo de valorizar a ligação de Setúbal ao mar e aos pescadores, a Semana do Mar e do Pescador é uma iniciativa do Município, da União das Freguesias de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, no âmbito do projecto «Setúbal Terra de Peixe».

A edição de 2021 arranca no domingo com uma missa de homenagem aos pescadores, na Igreja de São Sebastião. No Dia Nacional do Pescador (31 de Maio), serão depositadas flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade. De tarde, a Casa da Baía acolhe a apresentação do livro Setúbal, Terra de Pescadores, sobre a tradição gastronómica setubalense, com texto de Patrícia Borges e fotografia de Nicola Lemonnier.

Assente na valorização do trabalho das gentes do mar e dos produtos da pesca da região, a obra integra receitas relacionadas com o mar, as suas raízes e histórias, e revela como a cidade se desenvolveu em torno da comunidade piscatória.

Na próxima segunda-feira é também inaugurada na Casa da Baía uma mostra fotográfica de Nicolas Lemonnier com relatos visuais da comunidade piscatória sadina, inspirados no livro Setúbal, Terra de Pescadores.

A exposição estará patente até ao dia 7 de Junho, dia de encontro com ostricultores no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal.

Tópico