|Ambiente

«Cidadania activa» plantou centenas de árvores e arbustos em Azeitão

Grupos de cidadãos, ao lado da junta de freguesia e da autarquia setubalense, uniram-se para «arborizar Azeitão com árvores nativas e torná-la cada vez mais verde».

Rebentos das árvores autóctones que foram plantadas na iniciativa «Vamos Plantar Autóctones em Azeitão!», dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e o grupo de cidadãos Azeitão Eco-Consciente. Brejos de Azeitão, 30 de Abril de 2022 
Rebentos das árvores autóctones que foram plantadas na iniciativa «Vamos Plantar Autóctones em Azeitão!», dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e o grupo de cidadãos Azeitão Eco-Consciente. Brejos de Azeitão, 30 de Abril de 2022 Créditos / Câmara Municipal de Setúbal

A acção insere-se na estratégia municipal de qualificação do território e de combate às alterações climáticas, informa o comunicado da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), enviado ao AbrilAbril. Os espécimes plantados foram produzidos nos viveiros da CMS e também fornecidos pelo movimento de cidadãos Azeitão Eco-Consciente.

No total foram plantadas 172 árvores autóctones em territórios públicos da zona: cinco alfarrobeiras, três medronheiros e uma azinheira, foram plantadas, em placas ajardinadas, com sistema de rega, nas ruas de Timor e Fernão Lopes e nos canteiros envolventes aos campos de ténis do Choilo, foram plantadas 96 plantas de produção florestal, assim como 38 árvores, incluindo 11 carrascos, 11 alfarrobeiras, oito pinheiros mansos e oito loureiros. 

«Nas áreas envolventes aos recintos desportivos foram também plantadas, por mais de uma centena de voluntários, sobretudo famílias, 58 arbustos, entre os quais 30 pilriteiros, 16 folhados e 12 adernos».

Os voluntários do movimento de cidadãos Azeitão Eco-Consciente «recolhem sementes no Verão e no Outono, para as colocadar a germinar durante o inverno com o objectivo de criarem raízes e rebentos para, na Primavera, serem plantadas no espaço público».

Todas as famílias e cidadãos que participaram na plantação, que teve lugar na manhã do dia 30 de Abril, puderam apadrinhar as árvores que os próprios plantaram.

A iniciativa contou com a participação do presidente da CMS, André Martins (do Partido Ecologista "Os Verdes"), da vice-presidente Carla Guerreiro, que detém o pelouro do Ambiente, e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo

O objectivo destas acções é a de promover medidas de descarbonização e procurar soluções sustentáveis para os problemas criados pelas alterações climáticas, fortalecendo, por exemplo, a relação das populações com o ambiente através da «criação de espaços verdes qualificados de proximidade».

Tópico