|Setúbal

Chaplin em ciclo de cinema dedicado à paz

Miloš Forman, Werner Herzog e Charlie Chaplin são alguns dos realizadores da mostra que arranca esta segunda-feira e é o prelúdio do Encontro pela Paz que a cidade de Setúbal acolhe no mês de Junho. 

«O Grande Ditador», de Charlie Chaplin
«O Grande Ditador», de Charlie ChaplinCréditos / Cineclube de Tomar

Os cinco trabalhos abordam temáticas relacionadas com a paz e a guerra, e serão exibidos entre hoje e o dia 2 de Junho, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal. 

De entrada gratuita, as sessões têm início com Aguirre, o Aventureiro, um dos mais conhecidos filmes de Werner Herzog, com Del Negro, Helena Rojo, Klaus Kinski e Ruy Guerra no elenco.

Túmulo dos Pirilampos, filme de animação assinado por Isao Takahata, é apresentado no dia 25, enquanto Fahrenheit 451 – Grau de Destruição, de François Truffaut, com Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack e Anton Diffring, passa a 26.

O leque de filmes a apresentar inclui ainda Hair, de Miloš Forman, com John Savage, Treat Williams e Beverly D'Angelo, a 1 de junho, e O Grande Ditador, de Charlie Chaplin, que integra o elenco juntamente com Paulette Goddard, Jack Oakie e Billy Gilbert, no dia 2.

O ciclo de cinema integra a programação do Encontro pela Paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) juntamente com 12 entidades e organismos, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, no próximo dia 5 de Junho.

«Paz e Desarmamento», «Cultura e Educação para a Paz» e «Solidariedade e Cooperação» são os temas em destaque neste encontro, que termina com um desfile pela cidade.

Tópico