|Património

Câmara de Silves assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O programa, que este ano terá como tema «Património Intergeracional: novos intervenientes», pretende revelar a história deste concelho algarvio e estende-se até 22 de Abril.

Créditos / Região Sul

Entre as acções agendadas pelo Município para hoje, destaque para o «Passaporte do Tempo». Realizada durante a tarde no Centro Histórico de Silves, a iniciativa tem como objectivo guiar os participantes pela zona antiga da cidade através do respectivo «passaporte», a levantar no Centro de Interpretação do Património Islâmico. 

Ao final da tarde, haverá animação de rua com o grupo Alfanfare, que fará paragens no Castelo, Escadas da Sé, Praça do Município e zona comercial. O programa deste dia termina com a palestra «Silves e o Algarve na Arquitectura dos Descobrimentos».

Envolvendo a restauração da cidade, a iniciativa «Menus com História» prevê que os restaurantes, para além da ementa habitual, criem um menu inspirado em receitas históricas desta região algarvia, com um valor fixo. 

O programa de iniciativas, bem como a possibilidade de degustar as ementas especiais, estende-se até 22 de Abril. 

Criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, tendo sido aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização.

Tópico