|Setúbal

Apoio a refugiados ucranianos em Setúbal

A YMCA/ACM de Setúbal entregou esta segunda-feira as chaves de uma casa temporária de apoio a uma família de refugiados ucranianos, numa acção que conta com o contributo do município setubalense.

Entrega das chaves de uma casa temporária de apoio a uma família de refugiados ucranianos, no bairro da Bela Vista, em Setúbal, a 6 de Junho de 2022
Entrega das chaves de uma casa temporária de apoio a uma família de refugiados ucranianos, no bairro da Bela Vista, em Setúbal, a 6 de Junho de 2022Créditos / Câmara Municipal de Setúbal

A YMCA/ACM de Setúbal disponibilizará mais três casas temporárias para refugiados da guerra na Ucrânia, até ao final do mês de Julho, e pretende atingir, até ao final do ano, um total de nove casas entregues.

Estas habitações temporárias resultam de adaptações feitas a espaços cedidos pela Câmara Municipal de Setúbal no Bairro da Bela Vista, junto das instalações onde está instalado o Centro de Apoio Comunitário da YMCA/ACM.

No acto de entrega da casa a uma família de refugiados ucranianos, estiveram presentes o vereador setubalense com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, o secretário-geral da YMCA/ACM de Setúbal, Luís Sebastião, e o secretário-geral da YMCA da Ucrânia, Viktor Serbulov, que sublinhou a importância desta medida e agradeceu, em nome do povo ucraniano, «ao YMCA, pela organização do projecto, mas também pelo apoio que recebeu da Câmara Municipal» de Setúbal.

A YMCA/ACM Setúbal é uma IPSS que integra o movimento global Young Men's Christian Association, com 178 anos de existência e distribuído por cerca de 120 países.

Surge em Setúbal em 1905, com a designação de União Cristã da Mocidade, e passa a Associação Cristã da Mocidade (ACM) em 1920. Durante o fascismo a associação fica adormecida e ganha um novo alento em 1975, com a Revolução de Abril.

Tópico