A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAS), de maioria CDU, na reunião de câmara realizada na semana passada. O projecto pretende criar um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Alcácer do Sala, estando já definido o oportuno lançamento de empreitada.
Prevê-se que este investimento, assumido pela CMAS, seja de 407 717,45 euros.
A criação desta nova valência para o concelho do Litoral Alentejano tornou-se indispensável considerando que as mais recentes normas legislativas prevêem a obrigatoriedade de as câmaras municipais possuírem e manterem «instalações destinadas a canis e gatis», de acordo com as necessidades da zona, assim como de «postos adequados e apetrechados paraa execução das campanhas de profilaxia, quer médica, quer sanitária, que a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) entenda determinar».
A infraestrutura, construída de acordo com as especificações da DGAV, terá uma área de construção de 320,97 m2, a instalar numa parcela de terreno no Pinhal do Concelho (junto à ETAR de Alcácer do Sal), sendo prevista «a criação de um canil com 14 celas interiores e exteriores e duas celas de quarentena e um gatil com três celas interiores e exteriores».
Está também prevista a construção de um alojamento para outros animais de grande porte, «dotado de três celas interiores, além dos indispensáveis serviços de apoio».