Mensagem de erro

Warning: array_merge(): Argument #2 is not an array em eck__entity__view_callback() (linha 549 de /home/develop4pcp/public_html/sites/all/modules/eck/eck.entity.inc).

|Catalunha

Uber e Cabify abandonam Barcelona, após derrota contra taxistas

As plataformas electrónicas Uber e Cabify anunciaram que vão deixar de prestar serviços em Barcelona, a partir desta sexta-feira, em reacção à regulamentação aprovada pelo governo da Catalunha.

Foram vários os protestos realizados nos últimos anos por taxistas contra plataformas como a Uber, nomeadamente em Portugal
Foram vários os protestos realizados nos últimos anos por taxistas contra plataformas como a Uber, nomeadamente em PortugalCréditos

Em causa estão as novas regras implementadas pelo governo da Comunidade Autónoma da Catalunha, na sequência das várias greves realizadas pelos taxistas da cidade de Barcelona, contra a concorrência desleal destas plataformas. Em Madrid, uma greve com os mesmos motivos está em curso há mais de seis dias.

Entre as alterações, o governo catalão estabelece que para pedir um serviço de transporte, através de uma plataforma electrónica como a Uber e Cabify, os passageiros terão de ligar com pelo menos 15 minutos de antecedência (o que deixa as viagens urgentes entregues ao sector do táxi).

Em comunicado de imprensa, a Uber afirma que, face às alterações aprovadas, «somos obrigados a suspender o serviço da UberX em Barcelona a partir de amanhã [sexta-feira]». Por sua vez, a plataforma Cabify avança que vai avisar os seus clientes da «sua expulsão da Catalunha».

Ambas as empresas queixam-se que esta obrigação não existe em nenhum outro lugar na Europa e é incompatível com a rapidez que é necessário ter para prestar o serviço aos seus clientes.

Já os taxistas de Barcelona afirmam que a solução vai finalmente «estabelecer legalmente a diferenciação de sectores e acabar com esta invasão ilegal do nosso sector, mas sobretudo proteger a cidade de Barcelona».

Com agência Lusa

Tópico