|Brasil

Michel Temer preso pela operação Lava Jato

Procurado pela Polícia Federal desde quarta-feira, o ex-presidente ilegítimo do Brasil Michel Temer foi detido esta manhã na sua casa, em São Paulo, pelos investigadores da operação Lava Jato. 

Michel Temer
Michel TemerCréditosMarcos Corrêa

Segundo informação divulgada pelo portal G1, Michel Temer será levado para o Rio de Janeiro num avião da Polícia Federal, que prendeu também o ex-ministro Moreira Franco. 

A detenção, por ordem do juiz Marcelo Bretas, decorre das denúncias de corrupção e na sequência de uma delação premiada de um doleiro, Lúcio Funaro, que relata como funcionavam vários esquemas de corrupção no Congresso, envolvendo alguns dos principais nomes do PMDB – partido de Michel Temer.  

Além deste, também o construtor José Antunes Sobrinho aderiu a um acordo de delação premiada. Revela o portal da Globo que o empresário terá admitido à Polícia Federal que pagou subornos, com o conhecimento do ex-presidente ilegítimo, ao coronel João Batista Lima Filho, amigo de Michel Temer, e ao ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, de cerca de 230 mil euros (um milhão de reais).

Michel Temer, que chegou a afirmar-se «vítima de uma conspiração», é actualmente alvo de dez inquéritos. 

Tópico