Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|País Basco

Durango: sete meses de greve e uma vitória

Os trabalhadores do polidesportivo de Landako, em Durango (Biscaia), vão regressar ao trabalho no dia 1 de Outubro, depois de terem aceitado, em plenário, uma proposta que lhes garante as condições.

Na faixa, lê-se: «Serviço desportivo de Durango em greve! Não à precarização!» 
Na faixa, lê-se: «Serviço desportivo de Durango em greve! Não à precarização!» Créditos / ELA

Ao aceitarem a mais recente proposta apresentada pelo município biscainho de Durango, os funcionários dos serviços desportivos regressam ao trabalho, sete meses depois de terem entrado em greve.

Em nota, o sindicato ELA destacou o facto «de se ter conseguido garantir sempre o serviço de apoio de monitores da sala fitness, bem como reforçar o pessoal para as horas de maior afluência, e aumentar o número de horas das aulas, entre outras melhorias».

Além disso, refere o sindicato, «será constituída uma comissão de supervisão e garantia do serviço», na qual todas as partes envolvidas farão avaliações necessárias.

O quadro de pessoal no polidesportivo de Durango é integrado por duas dezenas de pessoas, que entraram em greve por tempo indeterminado depois de terem tido conhecimento «de uma nova licitação dos serviços» que a Durango Kirolak se preparava para realizar e que «agravava as suas condições laborais».

«Pretendiam reduzir as horas de trabalho, não garantiam a sub-rogação a todos os trabalhadores, deixavam a gestão dos serviços nas mãos de três empresas diferentes e a qualidade do serviço era prejudicada», explica a organização sindical.

Ao longo dos sete meses, tiveram lugar diversas reuniões, «com retrocessos e avanços», até que a última proposta da Câmara Municipal passou a incluir «muitas das reivindicações dos trabalhadores».

Além das referidas, o ELA aponta ainda a garantia da manutenção preventiva das máquinas, o aumento do número de horas de aulas e um número adequado de alunos para cada uma delas.

Os trabalhadores agradeceram «a solidariedade» que receberam da população, tendo sublinhado «a importância da greve e da caixa de resistência», refere o portal durangon.com.

Agora, a organização sindical espera que a administração durangarra «não tente precarizar novamente o serviço de desporto» no município, confiando que cumpra o compromisso político de «ampliar e melhorar o serviço actual e futuro».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui