Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cooperação

Cuba e China inauguram nova sede de hospital oftalmológico em Hefei

Representantes de Cuba e China inauguraram esta semana, em Hefei, a nova sede de um hospital oftalmológico com especialistas de ambos países, no âmbito de uma colaboração com mais de uma década.

O Hospital Oftalmológico Amizade Cuba-China, agora inaugurado, faz parte do Segundo Hospital Popular da Província de Anhui (Sudeste da China) 
Créditos / english.anhuinews.com

A cônsul-geral da Ilha em Xangai, Mileidy Aguirre, afirmou na ocasião que a cooperação médica nesta especialidade entre o país antilhano e a província de Anhui (Sudeste da China) teve origem na visão a longo prazo dos líderes Fidel Castro e Hu Jintao.

A diplomata destacou o facto de esta cooperação ter beneficiado mais de 400 mil pacientes ao longo dos anos. «A nova sede do Hospital Oftalmológico Amizade Cuba-China é outro marco na colaboração na área da saúde», frisou, citada pela Prensa Latina.

Segundo explica o portal english.anhuinews.com, o Hospital Oftalmológico de Anhui (Hospital Oftalmológico Amizade China-Cuba) integra-se no Segundo Hospital Popular da Província de Anhui e foi construído tendo como base o projecto de cooperação oftalmológica entre os governos chinês e cubano.

Especialistas dos dois países à entrada da unidade hospitalar / Prensa Latina

Desde que começou a funcionar, em 2011, cinco grupos de especialistas cubanos trabalharam no hospital, onde realizaram mais de 30 mil cirurgias. Actualmente, há quatro oftalmologistas cubanos a trabalhar no hospital, incluindo um especialista em oftalmologia pediátrica, outro em neuro-oftalmologia, outro em glaucoma de cataratas e um optometrista.

«Nestes 12 anos, testemunhámos a profunda amizade entre a China e Cuba, bem como o rápido desenvolvimento do departamento de oftalmologia do nosso hospital», disse Shi Lei, vice-presidente do Segundo Hospital Popular da Província de Anhui.

Por seu lado, a cônsul cubana em Xangai reafirmou a gratidão ao governo chinês, às empresas e especialmente ao Segundo Hospital Popular de Anhui, «pelo envio de toneladas de material médico, indispensável para romper o bloqueio dos EUA no contexto da luta contra a pandemia» na Ilha.

Aguirre destacou ainda o excelente estado das relações entre Cuba e China, tendo-se referido em particular aos acordos alcançados entre os presidentes Miguel Díaz-Canel e Xi Jinping.

Dados oficiais indicam que Cuba presta serviços médicos em mais de 70 países, onde trabalham cerca de 30 mil cooperantes.

Em Anhui, os médicos cubanos receberam vários prémios pelos seus serviços, como o de Membro Honorário da Associação de Personalidades Estrangeiras e o de Bom Médico de Anhui, atribuído pelas autoridades de saúde da província.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui