Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|América Latina

Cuba celebra os 19 anos do surgimento da ALBA

Díaz-Canel, presidente da República, foi uma das personalidades que, na Ilha, celebraram os 19 anos da criação da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América –Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP).

Chávez e Fidel assinam, a 14 de Dezembro de 2004, a declaração conjunta para a criação da ALBA 
Chávez e Fidel assinam, a 14 de Dezembro de 2004, a declaração conjunta para a criação da ALBA Créditos / trabajadores.cu

«Celebramos com júbilo 19 anos da ALBA-TCP, mecanismo de natureza emancipadora e espaço reconhecido pela promoção da paz, da unidade, da solidariedade e da cooperação», declarou Miguel Díaz-Canel na sua conta de Twitter (X).

Na sua mensagem, o presidente cubano afirmou o compromisso desta organização, fundada por iniciativa dos líderes de Cuba e Venezuela, Fidel Castro e Hugo Chávez, respectivamente, de continuar a trabalhar pelo bem-estar e a integração dos povos.

Também a propósito da data, Manuel Marrero Cruz, primeiro-ministro de Cuba, evocou na mesma rede social o legado de Fidel e Chávez, afirmando que o surgimento deste mecanismo internacional, em 2004, marcou «um antes e um depois na América Latina e nas Caraíbas.

Também no Twitter (X), Roberto Morales Ojeda, secretário de Organização do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, lembrou as palavras de Díaz-Canel quando disse: «Fidel e Chávez estavam a visitar o futuro quando concordaram em criar a ALBA.»

Por seu lado, Bruno Rodríguez, ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, referiu que se chega ao 19.º aniversário com o compromisso renovado de trabalhar por mais conquistas e preservar a essência humanista e social desta aliança.

A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comercio dos Povos, lembra o portal trabajadores.cu, é uma plataforma de integração dos países da América Latina e as Caraíbas que destaca a solidariedade, a complementaridade, a justiça e a cooperação.

Nasceu a 14 de Dezembro de 2004, na sequência de um acordo assinado entre a Venezuela e Cuba, no qual se propunha «um modelo de desenvolvimento independente, dando prioridade à complementaridade regional para promover o desenvolvimento de todos e reforçar a cooperação, por via do respeito mútuo e da solidariedade».

Em 2006, com a adesão da Bolívia, a ALBA – que se referia a Alternativa Bolivariana para as Américas – enriqueceu-se com o Tratado de Comércio dos Povos (TCP), instrumento de troca solidário e complementar entre os países, para beneficiar os povos.

Foi em Junho 2009, por decisão dos chefes de governo e de Estado na Cimeira de Maracay (Venezuela), que ALBA-TCP passou a designar Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui