|Cuba

Cuba assegura Ensino Superior a todos os alunos do Secundário

Os mais de 43 mil estudantes cubanos que frequentam actualmente o 12.º ano têm a garantia de poder continuar os estudos no Ensino Superior, de forma gratuita. 

Universidade de Havana
Universidade de HavanaCréditos / Yander Zamora

Segundo informação avançada por Maikel Ortiz Carmona, director do Ensino Pré-Universitário do Ministério da Educação cubano (Mined), numa conferência de imprensa, cerca de 30% das ofertas são pedagógicas e respondem às necessidades de cada território.

As provas finais do 12.º ano serão realizadas no mês de Março e as de admissão ao Ensino Superior estão marcadas para Maio.

«As revisões serão diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada aluno, nas quase 400 escolas deste nível de ensino», explicou Ortiz Carmona, tendo em conta o «objectivo fundamental» de que todos possam ingressar na universidade.

O governante disse ainda que desde o passado dia 11 estão a ser transmitidas teleclasses: um sistema de revisão da matéria em suporte vídeo, com um total de 24 aulas por aluno, que se prolongam ao longo de oito semanas e também estarão disponíveis no Facebook.

Ortiz Carmona enunciou ainda o portal Cubaeduca, que oferece aos alunos a possibilidade de consolidar assuntos e consultar um experiente corpo docente.

Tópico