|literatura

Rosa Maria Martelo a ler «Pastoral», de Carlos de Oliveira

O Museu do Neo-Realismo acolhe, este sábado, a apresentação de Matérias Difusas, Poderosas Coisas, da professora e investigadora portuense Rosa Maria Martelo.

Créditos / museudoneorealismo.pt

Na sessão, que tem início às 16h, será apresentada a obra Matérias Difusas, Poderosas Coisas (Alambique, 2022), na qual a autora faz uma leitura do livro de poesia Pastoral, de Carlos de Oliveira.

Em simultâneo, informa o museu, será apresentada a edição fac-símile do livro de Oliveira, que reúne um conjunto de dez poemas e foi publicado em 1977.

A sessão, em Vila Franca de Xira, conta com a presença de David Santos, director científico do Museu do Neo-Realismo, e de Rosa Maria Martelo, professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora integrada do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

No portal do Instituto é possível aceder a uma breve biobliografia da autora, que se doutorou em Literatura Portuguesa com a tese Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia (publicada pela editora Campo das Letras em 1998).

A apresentação da obra estará a cargo de Joana Matos Frias, professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e de Osvaldo Silvestre, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui