Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|petição

Petição: o Teatro Micaelense não pode ficar a «definhar e degradar-se»

Centenas de pessoas já subscreveram uma petição que exige, da Assembleia Legislativa dos Açores, a promoção das medidas necessárias para salvar esta importante instituição cultural da Ponta Delgada.

O Teatro Micaelense foi inaugurado em 1951, uma obra do arquiteto Raul Rodrigues de Lima. 
O Teatro Micaelense foi inaugurado em 1951, uma obra do arquiteto Raul Rodrigues de Lima. Créditos / Teatro Micaelense

«As cidadãs e os cidadãos que subscrevem esta petição [que pode ser subscrita aqui] vêm exprimir a sua preocupação face à situação de subfinanciamento que afecta o Teatro Micaelense de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, pondo gravemente em risco o futuro de uma instituição cultural prestigiada».

Em causa está o subfinanciamente crónico de que este espaço emblemático padece desde que passou a ser tutelado pela Secretaria da Cultura. A partir desse ano, no qual o teatro foi alvo de obras de reabilitação profundas, não houve mais nenhuma intervenção significativa de manutenção, «havendo já zonas do edifício cuja utilização está condicionada pelas infiltrações de água em caso de chuva».

E esta situação, ao que tudo indica, vai prolongar-se em 2023, face ao desinteresse do executivo regional do PSD/CDS-PP. Como já vinha acontecendo nos últimos anos, também no próximo «as verbas previstas no Orçamento Regional para o Teatro Micaelense não chegam a cobrir as despesas correntes (água, electricidade, salário, seguros, inspecções obrigatórias, etc.) e a programação».

Toda a dignidade que ainda se verifica na zona em que o público assiste aos espetáculos, com cerca de 1 000 lugares, deve-se «exclusivamente ao esforço da diminuta equipa do Teatro, visivelmente subdimensionada relativamente às exigências daquele espaço». A denúncia da situação em que se encontram os 20 trabalhadores do Teatro Micaelense, «sobrecarregados com as tarefas que desempenham» e que «continuam a auferir remunerações inaceitavelmente baixas», já tinha sido recentemente avançada por sindicatos da CGTP-IN: 

Os, até ao momento, 550 signatários «não aceitam que se perca o investimento feito em 2004, e sobretudo não aceitam que se perca um lugar tão caro a todos nós, um lugar de cultura, de memórias, de emoções, de afectos: um lugar que deve ser considerado um motivo de orgulho e, como tal, deve ser transmitido à próximas gerações».

«Uma casa de promoção de cultura com tantas provas dadas, e com a dimensão simbólica e histórica que o Teatro Micaelense tem, merece um tratamento diferente: merece, em primeiro lugar, um orçamento que assegure a manutenção do edifício, permita uma programação de qualidade, e respeite e retribua com justiça o profissionalismo e a dedicação dos seus trabalhadores».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui