|Bailado

CNB leva «A perna esquecida de Tchaikovsky» aos Açores

O espectáculo A perna esquerda de Tchaikovsky, escrita e dirigida por Tiago Rodrigues sobre a memória do corpo de uma bailarina, vai ser apresentada a 16 de Junho em Ponta Delgada, nos Açores.

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/7507.jpg?itok=cmnCSQTt
O Teatro Micaelense recebe o espectáculo no sábado, 16 de Junho
O Teatro Micaelense recebe o espectáculo no sábado, 16 de JunhoCréditos / e-cultura-Sapo

A peça da Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai ser apresentada no Teatro Micaelense, no próximo sábado, pelas 21h30, tendo sido criada a convite da CNB por Tiago Rodrigues, em torno da memória do corpo da antiga primeira bailarina Barbora Hruskova.

Ao som da música original composta por Mário Laginha, a bailarina revisita a sua carreira e as marcas que essa vida na dança traçaram no seu corpo.

«Cada dor no meu corpo corresponde a um espectáculo de dança. Já danço há mais de 30 anos. Tenho uma colecção de dores. Quando ouço Prokofiev, dói-me o joelho. Quando ouço Sibelius, doem-me as costas. Mas nem tudo é dor. Gosto de ir cedo para o palco, quando ainda só lá está o afinador de pianos», segundo um excerto do texto do espectáculo, ditado pela voz de Barbora Hruskova.

A bailarina vai desfiando memórias de espectáculos e de dores, desmistificando a ideia romântica da facilidade e leveza das interpretações das bailarinas em palco, e apresentando a outra face de um trabalho árduo e desgastante para o corpo.

«Já fiz as contas e tenho a certeza de que já passei mais horas da minha vida a dançar do que a dormir. Sonho mais quando danço do que quando durmo. Quando danço, tudo parece um sonho mas, como tenho dores, sei que é real. Dançar dói, mas dói mais quando estou parada», diz ainda a bailarina em palco.


Com Agência Lusa

Tópico

0 Comentários

no artigo "CNB leva «A perna esquecida de Tchaikovsky» aos Açores