|D. Maria II

«O Nariz de Cleópatra, pois claro!» no Teatro Variedades a 12 de Setembro

A peça dirigida por Cristina Carvalhal irá estrear-se no Teatro Variedades, no Parque Mayer, a 12 de Setembro. A sessão inaugural será antecedida pela entrega da 6.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II. 

Com versão cénica e direção de Cristina Carvalhal, o espetáculo parte da obra O Nariz de Cleópatra, de Augusto Abelaira, publicada em 1962, e acrescenta-lhe um toque contemporâneo com o subtítulo «pois claro!». Em cena até 5 de Outubro, esta produção encerra o ciclo de seis projectos apresentados pelo Teatro Nacional D. Maria II no Teatro Variedades em 2025, no âmbito da parceria entre as duas instituições.

A trama transporta o público para o século XXIII, quando a humanidade descobre a forma de regressar ao passado. Um grupo de aventureiros decide intervir na História para alterar o seu rumo: os Gregos acabam por perder a Guerra de Tróia, os Descobrimentos ganham uma segunda temporada, e o caos instala-se. No regresso ao presente, as personagens trocam de papeis e enfrentam a mesma insatisfação. Ulisses, agora acompanhado por um coelho falante, questiona: «Não seria mais fácil alterar o presente?». 

Inspirada na célebre frase de Pascal - «Se o nariz de Cleópatra tivesse sido mais pequeno, toda a face da terra teria mudado» - , esta sátira histórica e absurda explora os efeitos das pequenas decisões e a ironia dos grandes acontecimentos. «Queria muito trazer a peça [de Abelaira] para mais próximo de nós, sem apagar a sua essência», sublinha Cristina Carvalhal. «O humor é uma forma prazerosa de nos fazer pensar. E o absurdo é um terreno difícil, porque sai da lógica, exige mais criatividade. Esse é o desafio». 

O elenco conta com Alberto Magassela, Ana Sampaio e Maia, Carla Maciel, Heitor Lourenço, João Grosso, José Neves, Manuela Couto, Nuno Nunes e Sílvia Filipe. O espetáculo terá audiodescrição nos dias 26 e 28 de Setembro e interpretação em Língua Gestual Portuguesa no dia 28 de Setembro, reforçando o compromisso com a acessibilidade.

A sessão inaugural será antecedida pela entrega da 6.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, distinção que celebra anualmente jovens talentos do teatro português.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui