Festival decorre de 7 a 10 de Setembro

O jazz regressa a Sesimbra

A Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, volta a ser o palco principal do festival «Aqui há jazz». A par de reconhecidos nomes do jazz nacional, como Luísa Sobral, esta edição integra dança e um showcooking musical.

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/mili-vizcaino.jpg?itok=sVFQv2WM
Mili Vizcaino
Mili VizcainoCréditos / Stefano Borghi

O festival estende-se a outros espaços desta vila, no distrito de Setúbal, e arranca esta quinta-feira, 7, com o espectáculo de dança dos MGBoos, às 22h, e a música do grupo Wagner Quartet, com Junior Wagner, bateria, Carlos Pires, guitarra, Miguel Magic, baixo, Anderson Ivo, piano, ambos no Largo José António Pereira.

No dia 8, na parada da Fortaleza de Santiago, o destaque vai para o concerto do grupo Mili Vizcaíno Quarteto. O projecto, que junta a voz de Mili Vizcaíno a Victor Zamora, ao piano, Carlos Barreto, no baixo, e André Sousa Machado, na bateria, apresenta um repertório de músicas bem conhecidas que vão desde temas imortalizados por Ella Fitzgerald e Billie Holiday, passando pelo cancioneiro de Tom Jobim ou pelo fado de Mariza.

No sábado, 9, no mesmo espaço, é a vez de Luísa Sobral apresentar o seu último álbum, Luísa, com Mário Delgado na guitarra, João Salcedo nos teclados e piano, João Hasselberg no baixo e contra-baixo, e Carlos Miguel na bateria.

Em Luísa, trabalho gravado em Los Angeles, para além de temas originais, Luísa Sobral interpreta uma versão de uma canção de Billy Joel e a duas canções com letra do João Monge.

Esta edição do «Aqui Há Jazz!» associa-se ao projecto «O Furacão Vai à Vila», uma mostra de trabalhos de vários artistas plásticos, entre os quais os sesimbrenses João Cruz, Maciel Santos e Sara Pereira.

No dia 10, e no âmbito desta colaboração, a Galeria em Projecto, em Sesimbra, acolhe a projecção de vídeos e tertúlias sobre jazz, que, a par das criações destes três jovens, darão a conhecer projectos de outros artistas do concelho. 

Entre as novidades desta edição contam-se ainda «shots de jazz» da autoria de Vítor Zamora, ao piano, e do Chef de cozinha Francisco Basílio. Este showcooking musical acontece na sexta-feira, 8 de Setembro, pelas 21h, no espaço multiusos da Fortaleza de Santiago.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis na página da Câmara Municipal de Sesimbra, que promove a iniciativa.

Todos os espectáculos têm entrada livre.

0 Comentários

no artigo "O jazz regressa a Sesimbra