No âmbito da «linha de pesquisa artística que vem sendo desenvolvida pelo grupo», o espectáculo debruça-se sobre a aplicação de ferramentas de inteligência artificial a casos de doença epiléptica, revela A Escola da Noite num comunicado.
Segundo a companhia de teatro Marionet, citada na nota, a criação deste espectáculo resulta de um desafio de Mauro Pinto, investigador do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, que trabalha no campo da aplicação de ferramentas de inteligência artificial a casos de doença epiléptica. Ao longo do processo criativo foram recolhidas contribuições científicas e testemunhos de doentes e profissionais de saúde, para «melhor percebermos a multiplicidade de possíveis ângulos de abordagem a este tema», descreve a companhia.
Nesta história ficcional, Joana, uma jovem adulta, vive a sua primeira crise epiléptica enquanto assiste a um programa televisivo. Muita coisa muda a partir desse momento – «no trabalho, no modo como se vê a si mesma, na relação com o namorado». O namorado de Joana é informático e tenta «agarrar o funcionamento do cérebro da Joana num algoritmo, para tentar prever o momento das suas crises». «Mas o cérebro humano tem 86 mil milhões de neurónios, permanentemente a fazer e desfazer ligações. Do mesmo modo que não é fácil prever com precisão uma crise, também não é fácil controlar para que direção nos move o coração que temos na cabeça», adianta a Marionet na nota de apresentação.
O espectáculo é uma co-produção entre a Marionet e o Teatro da Cerca de São Bernardo, no âmbito da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses (RTCP). Estreia-se hoje no Teatro da Cerca onde fica em cena até 2 de Julho, com sessões às 21h30 (quarta-feira e sábado), 19h (quinta e sexta-feira) e 16h (domingo). No último dia está prevista uma conversa com membros da equipa criativa depois do espectáculo.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui