Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Lisboa

Futuro do Maria Matos em debate

A Assembleia Municipal de Lisboa vai discutir o futuro do Teatro Maria Matos e dos seus trabalhadores, num debate potestativo requerido pelos eleitos do PCP. Iniciativa está marcada para o dia 16 de Janeiro, às 15h.

Ensaio da experiência teatral «Assembleia» no Teatro Maria Matos, em Lisboa, 22 de Fevereiro de 2017
Ensaio da experiência teatral «Assembleia» no Teatro Maria Matos, em Lisboa, 22 de Fevereiro de 2017CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

Numa nota enviada às redacções, os eleitos denunciam que, desde o passado dia 17 de Dezembro, em que a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, manifestou a intenção da Câmara de concessionar o Teatro Maria Matos a uma entidade privada, sem consulta dos órgãos municipais, que nada foi discutido. 

Os comunistas consideram que se trata de uma situação «inaceitável» e avançaram com o requerimento do debate potestativo na Assembleia Municipal, por haver «uma clara e urgente necessidade de perceber que modelo pretende a Câmara Municipal de Lisboa implementar no Teatro Maria Matos, o que vai ser daquele equipamento, daquele espaço e das pessoas que lá trabalham».

Na entrevista ao Público, a vereadora do PS explicou, seguindo o modelo do Teatro Capitólio, que o Maria Matos deverá ser gerido «na perspectiva de uma empresa de produção mais do que uma companhia ou um director artístico».

No comunicado, o PCP assume a rejeição «desta intenção de concessão a entidade privada de um Teatro que faz parte do património de todos os lisboetas» e reitera o «compromisso na defesa de uma política cultural pública para a cidade de Lisboa, que oiça toda a comunidade envolvida: a população, os agentes culturais, os trabalhadores da área».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui