|Fernando Namora

Feira do Livro de Grândola homenageia Fernando Namora

A 33.ª edição da Feira do Livro de Grândola, no distrito de Setúbal, assinala o centenário do nascimento do escritor neo-realista Fernando Namora. Abre ao público na próxima sexta-feira, 10 de Maio. 

Fernando Namora
Fernando NamoraCréditosManuel Moura / Agência LUSA

O Cineteatro Grandolense acolhe a 33.ª edição da Feira do Livro de Grândola, com centenas de livros que traduzem a participação de várias dezenas de editoras, numa edição que homenageia Fernando Namora, um dos arautos do neo-realismo.

A par dos livros, no dia 12 de Maio, pelas 16h, realiza-se o colóquio «Retalhos da Vida de Um Escritor», seguindo-se um «Lanche Namoriano», cuja ementa será criada com base nas referências encontradas na obra do autor, que foi também médico e pintor.

Na obra Retalhos da Vida de um Médico, cujo primeiro volume é publicado em 1949, Namora, então jovem médico, apresenta um verdadeiro documento social, resultado da sua incursão pelo País de Salazar. 

A Câmara Municipal de Grândola, promotora da Feira do Livro, destaca ainda a apresentação do livro José Afonso, o Tempo e o Modo, de Alcides Bizarro, no dia 18 de Maio, às 16h30, seguindo-se um espectáculo com o Ensemble da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG) – Música Velha, que interpreta José Afonso e Carlos Paredes.

As crianças e os jovens terão também o seu espaço na 33.ª Feira do Livro de Grândola. Haverá sessões de contos, apresentação de livros e um ciclo de «Cinema e Literatura» com a exibição de filmes como Se Esta Rua Falasse. 

Tópico