A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, será inaugurada a 1 de Abril e ficará patente até 3 de Junho. A exposição conta com 22 esculturas feitas em diversos materiais – bronze, terracota, acrílico, mármore, gesso patinado, madeira, ferro ou fio de algodão –, 15 colagens, 24 troféus, 100 medalhas e 15 moedas comemorativas.
Licenciado em Artes Plásticas, Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, João Duarte é professor associado agregado aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro efectivo da Academia Nacional de Belas Artes e da FIDEM (Federação Internacional da Medalha).
João Duarte recebeu várias distinções internacionais na área da medalhística, nomeadamente, no 31.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2010, pelo seu contributo para a divulgação desta arte. Em 2011, foi-lhe atribuído, pela associação de numismática dos Estados Unidos da América, o prémio J. Sanford Saltus, considerado o Nobel desta arte.
No seu currículo, João Duarte tem igualmente a criação da medalha anual do British Museum, em 2012 e a medalha de honra honoris causa do Estúdio de Escultura Medalhística da Academia Nacional de Arte de Sófia, recebida no 33.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2014.
Em Portugal, o Movimento Arte Contemporânea atribuiu-lhe os prémios MAC'2014 Personalidade Cultural do Ano e MAC'2022 de Mérito e Excelência.
Autor de 16 moedas comemorativas realizadas na Imprensa Nacional – Casa da Moeda, João Duarte tem 56 obras em espaços públicos portugueses, para além de ter realizado várias exposições individuais e coletivas de escultura e medalhística, em Portugal e no estrangeiro.