Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Considerado «um dos expoentes máximos do surrealismo português»

Cruzeiro Seixas homenageado nos 40 anos da Bienal de Cerveira

A Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira vai voltar a realizar-se em anos pares, regressando em 2018 para comemorar 40 anos de existência e homenagear o pintor Cruzeiro Seixas.

Cruzeiro Seixas
Cruzeiro SeixasCréditosTiago Petinga / Agência Lusa

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), no distrito de Viana do Castelo, adiantou que a 20.ª edição da bienal vai decorrer de 10 de Agosto a 23 de Setembro de 2018, centrada nas artes plásticas.

«Sob o compromisso de apresentar ao público as mais recentes realizações artísticas e tendências estéticas, pretende-se que a vigésima Bienal seja um marco de transição para o futuro, partindo das gerações anteriores», referiu o coordenador artístico do evento, Cabral Pinto, citado na nota.

Segundo aquela entidade, a homenagem a Cruzeiro Seixas, considerado «um dos expoentes máximos do surrealismo português», integrará uma mostra retrospectiva da sua obra plástica e poética.

«Tendo-se manifestado muito agradado com este tributo, Cruzeiro Seixas considera fundamental a organização de exposições sobre os artistas da sua geração que, num tempo de ditadura, foram impulsores da implementação de novas ideias», afirmou Cabral Pinto.

Segundo a FBAC, o formato adoptado desde a primeira bienal será mantido de acordo com o objectivo a que se propõe desde 1978: «um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com a vizinha Galiza e o Ensino Superior a nível Europeu». 

A 19.ª edição, que decorreu entre Julho e Setembro últimos, recebeu 100 mil visitantes nos 14 espaços que acolheram 600 obras de arte, assinadas por cinco centenas de artistas de 35 países.

A edição de 2017 ocupou uma área de 8300 metros quadrados de espaço expositivo, só na vila onde nasceu em 1978, e estendeu-se aos municípios vizinhos de Paredes de Coura e Caminha, e às localidades galegas de Vigo e Ourense, na Galiza.


Agência Lusa

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui