Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|teatro

Comemorações do Dia Mundial do Teatro em Setúbal arrancam a 5 de Março

O Dia Mundial do Teatro é assinalado entre os dias 5 e 31 de Março com um programa ecléctico, que inclui uma mostra de teatro amador e a realização do primeiro Festival Académico de Teatro de Setúbal.

 «Teatro do Oprimido – Grito do Silêncio – Parte II»
 «Teatro do Oprimido – Grito do Silêncio – Parte II»Créditos / CMS

Um dos pontos altos das comemorações deste ano, centradas no tema do Teatro Físico, é a apresentação da peça Une Histoire Bizarre, pela Décima Colina e Associação Juvenil Ponte, no dia 27, pelas 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espectáculo, de entrada gratuita, fala sobre como é viver com a vida às costas pela voz de 14 pessoas refugiadas e migrantes, actualmente a residir em Portugal, e de quatro actores portugueses.

Une Histoire Bizarre é o relato do que é viver-se cá, com a vida toda às costas, numa história escrita pelos actores ao longo dos ensaios em que se conta como é partir, como se viaja, o que é chegar e recomeçar.

Este ano, as comemorações do Dia Mundial do Teatro integram a primeira edição do FAcTES – Festival Académico de Teatro de Setúbal, que celebra os dez anos de actividade do Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal.

Entre os dias 21 e 27, o FAcTES 2023 leva a diferentes palcos do concelho as peças mais relevantes do repertório do grupo, entre as quais O fim, de António Patrício, no dia 21, às 21h30, na Casa da Cultura, Rousseau, de Bernard Chartreux e Jean Jourdheuil, no dia 23, às 21h30, no Teatro de Bolso, e Mataram as Searas, de José Caldeira Duarte, no dia 26, às 21h30, no Rancho Folclórico das Praias do Sado. 

O festival, cujo programa completo pode ser consultado na página do Município de Setúbal na internet, termina no Dia Mundial do Teatro, com uma sessão de poesia a partir das 17h00, na Casa da Baía.

Um dos destaques da programação do Dia Mundial do Teatro acontece a 8 de Março, às 18h, no Teatro de Bolso, com a apresentação de O Vestido Vermelho, espectáculo inserido também nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, numa parceria entre o TAS – Teatro Animação de Setúbal e a SEIES.

Teatro do Oprimido – Grito do Silêncio – Parte II é a proposta do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, nos dias 24 e 25, às 21h, na União Setubalense, num espectáculo que resulta dos exercícios de improviso realizados no Workshop do Teatro do Oprimido.

Já o TAS leva ao palco do Teatro de Bolso, nos dias 25, 26 e 27, às 21h30, o espectáculo Tantos Ontens, construído a partir de cinco crónicas de António Lobo Antunes. 

No último dia das comemorações do Dia Mundial do Teatro, 31, pelas 21h00, o espaço A Gráfica acolhe Antígona 3 por 3,5, pela Companhia do Chapitô, num espectáculo de entrada gratuita. 

A programação comemorativa do Dia Mundial do Teatro, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o movimento associativo e agentes culturais do concelho, volta a dar oportunidade aos grupos de teatro amador de Setúbal de mostrarem o seu trabalho ao público em três espectáculos de entrada gratuita.

Da programação do Dia Mundial do Teatro fazem também parte eventos especialmente preparados para os mais novos, a começar com O Lugar de Todas as Histórias, pelo Teatro Quadrilha, no dia 11, às 10h30, na Casa da Cultura. Segue-se, a 12, às 16h30, no Jardim do Bonfim, o espectáculo Carolina Beatriz Ângelo, do Ciclo Antiprincesas dinamizado por Cláudia Gaiolas.

A 19, a partir das 15h30, na Casa da Cultura, a Historiscópio – Teatro de Marionetas dinamiza a Insectarium, oficina de construção de insectos, dirigida a crianças a partir dos três anos, a que se segue, uma hora depois, o espectáculo Picnic

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui