Enquadrado na Mostra de Teatro Galego, este domingo contará com «Arraianos» do escritor e político Xosé Luiz Méndez Ferrín. A peça inspira-se no livro publicado em 1991 que reúne um conjunto de contos sobre os habitantes da "Raia Seca" da província de Ourense, zona fronteiriça com o norte de Portugal.
A companhia de teatro Sarabela escolheu duas histórias da obra: a «Medias azuis» e «Lobosandaus», tendo sido adaptado por Fernando Dacosta e Ánxeles Cuña Bóveda. A primeira relata a história de dois rapazes que vão cortejar duas irmãs gémeas, belas e saudáveis, e que, perante a impossibilidade do namoro, decidem maltratá-las e fazer pouco delas. Em "Lobosandaus", as cartas que um jovem professor colocado na aldeia escreve para o seu tio (bispo na catedral de Ourense) revelam uma trama de possessão, em que se conjugam "o telúrico e o erótico, o mundo e o inframundo". A racionalidade dá lugar ao "duplo feitiço dos ares remotos e da formosa Dorinda", personagem central da história.
Esta peça de teatro está enquadrada na Mostra de Teatro Galego em Coimbra 2023, uma organização d'A Escola da Noite e da Cena Lusófona, em parceria com quase uma dezena de outras instituições culturais da cidade. O programa, que se estende de 28 de Setembro a 7 de Outubro, inclui oito espectáculos e um conjunto diversificado de outras actividades, como exposições, leituras e oficinas, entre outras, num total de 20 iniciativas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui