|Festa do Avante!

Alegria e segurança, cumprindo as regras sanitárias

O Plano de Contingência da Festa do Avante! define os aspectos de prevenção e de segurança, e assegura que todos os visitantes serão informados e sensibilizados para o cumprimento das regras.

Créditos / Festa do Avante!

Segundo a organização, o Plano de Contingência, divulgado esta segunda-feira, foi elaborado de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Um dos aspectos mais importantes, prende-se com a informação e sensibilização, feita nomeadamente através da afixação «de sinalética nas entradas e em locais considerados estratégicos, no sentido de garantir a todos visitantes a informação necessária, nomeadamente a relativa às boas práticas e recomendações de higiene e saúde pública», mas também na «página da Festa nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp)». Por outro lado, os membros da organização «sensibilizarão os visitantes e garantirão o cumprimento das regras sanitárias, designadamente o distanciamento físico, o uso da máscara nos locais indicados, a higienização regular das mãos e o respeito pelos circuitos de circulação».

«O uso de máscara será de acordo com todas as normas e legislação em vigor», com a recomendação «aos visitantes com idade superior a dez anos que tenham na sua posse máscara, uma vez que a sua utilização será obrigatória» nos diversos espaços assinalados.

Segundo o documento, os habituais dez palcos ficarão reduzidos a três, com o cinema e o teatro a funcionarem também ao ar livre.

Os comunistas asseguram também «o distanciamento físico nos vários espaços de atendimento, venda, nos espectáculos e exposições», e anunciam que «será privilegiado e promovido o pagamento digital», com «os terminais de pagamento automático, equipamentos, objectos, superfícies, produtos e utensílios de contacto directo com os visitantes», a serem «desinfectados antes e após cada utilização ou interacção».

No Plano de Contingência divulgado, sublinha-se ainda que todos os lugares dos palcos, incluindo as do teatro e as do cinema, «são definidos com lugares sentados, cumprindo a lotação e ocupação máxima, de acordo com orientações da DGS», com distanciamento de dois metros entre cadeiras, que serão higienizadas «entre espectáculos e após cada utilização».

Nos recintos dos espectáculos não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas.

Os recintos destinados ao público são definidos e organizados, com o apoio dos assistentes de plateia, equipados com colete reflector, máscara cirúrgica e gel desinfectante, cujo número deverá ser adequado ao cumprimento das medidas recomendadas pela DGS.

O período entre espectáculos foi alargado para permitir a entrada e saída desfasada, cumprindo as regras de distanciamento e higienização.

Nas zonas de restauração será privilegiado o serviço de pegue e leve - take away. Entretanto, para garantir o distanciamento entre pessoas as refeições serão consumidas exclusivamente em esplanadas, onde serão aplicadas as «orientações emitidas pela DGS para o funcionamento das mesmas», com as mesas e cadeiras a serem dispostas de forma a garantir o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

Todas as zonas de uso comum serão limpas e desinfectadas com frequência, designadamente as mesas e cadeiras que serão desinfectadas após cada utilização. Nesta zona de restauração haverá «lava-mãos com água e sabão e/ou soluções antissépticas de base alcoólica e toalhetes descartáveis».

Os recintos de exposição estarão devidamente sinalizados sobre as medidas de distanciamento físico que garantam a separação de, pelo menos, dois metros entre pessoas, em local coberto ou ao ar livre, e estarão dispostos em circuitos lineares, com controlo de entrada e saída.

As áreas de espera serão organizadas de modo a garantir o distanciamento e o uso de máscara será obrigatório para quem circule no espaço de exposição.

Por fim, uma referência aos sete sanitários fixos (masculinos/ femininos), e mais uma instalação específica para crianças, onde haverá, em permanência e em cada uma, uma equipa de limpeza, higienização e controlo de entrada que, além de uma limpeza regular, procederá, hora a hora, ao encerramento das instalações para uma higienização mais profunda.

Tópico