Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|precariedade

ABIC convocou concentração para amanhã, terça-feira, junto à reitoria

Bolseiros da Universidade de Coimbra em protesto contra a precariedade

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) marcou para terça-feira, dia 11, uma concentração em Coimbra em protesto contra a intenção da instituição de manter situações de precariedade.

Protesto faz parte de uma campanha sob o mote «Uma bolsa + Um bolseiro = Um contrato»
Protesto faz parte de uma campanha sob o mote «Uma bolsa + Um bolseiro = Um contrato»Créditos

A acção está convocada para as 12h30, junto à reitoria da Universidade de Coimbra (UC). Em comunicado à imprensa, a ABIC afirma que a concentração surge «no seguimento de diversos contactos e reuniões» em que ficou claro «que a intenção da UC passa por adiar e condicionar» a aplicação de uma alteração legislativa que visa a abertura de concursos para a contratação de investigadores.

Em causa está a norma transitória do decreto-lei do Emprego Científico, alterado em Agosto do ano passado, que prevê a vinculação dos «bolseiros doutorados (com doutoramento há mais de três anos) abrindo concursos para a contratação de investigadores», no prazo de um ano. De acordo com a ABIC, a UC «até hoje não abriu, nem tem data para abrir, qualquer concurso neste enquadramento».

A associação acusa a reitoria da UC de recusar «a abertura de uma fase excepcional de recrutamento, mantendo a precariedade, em vez de garantir mais recursos humanos e estabilizar as equipas de investigação que existem na instituição». Os bolseiros e os investigadores «continuam a viver fundamentalmente de bolsas e de prestações de serviço», refere a ABIC.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui