(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|aumentos salariais

70 euros de aumento nos salários-base da ADP Fertilizantes

Para além dos aumentos salariais, verificou-se uma subida de 17/18 euros mensais no subsídio de refeição e 1 euro por anuidade. Trabalhadores por turnos passam a receber mais 22 euros por mês.

ADP Fertilizantes Créditos / CGTP

A necessidade de avançar com aumentos significativos nos vencimentos da ADP Fertilizantes era, já, evidente: a empresa, líder de mercado em Portugal no sector da produção e comercialização de fertilizantes, «teve lucros extraordinários e foi generosa nos prémios para os administradores». Uma pequena percentagem dos gastos anuais da ADP têm a ver com os salários dos trabalhadores.

O acordo alcançado nas negociações mantidas entre a empresa e a Comissão Negociadora Sindical da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN), estabelece uma «actualização de 6,6% (+0,1% de arredondamento) na tabela salarial e nas matérias pecuniárias», inscritas no Acordo de Empresa.

É um «mínimo de 70 euros de aumento nos salários-base, acrescendo uma subida de 17 ou 18 euros por mês no subsídio de refeição e um euro por anuidade». Os trabalhadores por turnos passam ainda a receber «mais 22 euros por mês, fora as outras matérias pecuniárias».

Os resultados do acordo alcançado «são positivos, mas claramente insuficientes», perante as dificuldades dos trabalhadores, destaca a federação sindical. A Fiequimetal, assim como o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA/CGTP), assim como do Sul (SITE Sul/CGTP), «assumem o compromisso de continuar o caminho de aumento do salário-base, com reforço da organização e da participação dos trabalhadores».

Neste sentido, não deixando de valorizar as conquistas já alcançadas, os trabalhadores, em plenário, aprovaram a continuação da acção reivindicativa nas matérias que ainda não obtiveram respostas da administração: um seguro de saúde que abranja todo o agregado familiar; mais um dia de férias, sem condicionalismos; valor de um salário a título de participação nos lucros da empresa e a aplicação do subsídio de turno sobre o valor de retribuição do escalão B do nível 9.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui