|resistência antifascista

URAP assinala 45 anos do Congresso de Aveiro

As comemorações do 45.º aniversário do III Congresso da Oposição Democrática promovidas pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) têm início este sábado, em Aveiro.

III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, 4 a 8 de Abril de 1973
III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, 4 a 8 de Abril de 1973Créditos / Barreiroweb

A sessão evocativa está agendada para as 14h30, no salão nobre da Assembleia Municipal de Aveiro (antiga capitania), será moderada por Jorge Sarabando e terá intervenções de Vítor Dias, membro do Conselho Nacional do III Congresso, e de Marília Villaverde Cabral, coordenadora da URAP, informa a estrutura em comunicado.

A iniciativa integra-se nas comemorações populares do 25 de Abril em Aveiro e terá continuidade com a exposição alusiva à efeméride, que vai estar patente a partir de amanhã e até 4 de Maio no Museu da Cidade de Aveiro. Para 27 de Abril está agendada um debate na associação cultural Mercado Negro e para o 1.º de Maio um concerto da Banda da Amizade, com Fausto Bordalo Dias como convidado especial e a participação de Rui Oliveira e Ela Vaz, no Teatro Aveirense.

O Congresso de Aveiro de 1973, a um ano da Revolução de Abril, «constituiu um momento de unidade entre as várias correntes ideológicas, políticas, democráticas da altura, envolveu futuros capitães de Abril e catapultou os movimentos democráticos que levaram ao próprio 25 de Abril», refere a URAP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui