(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Governo

Saúde tem ministro, falta reforçar investimento

Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde, sucedendo a Marta Temido. Resta saber se o Governo vai manter a lógica de degradação do SNS ou apostar numa política que reforce a capacidade de resposta.

CréditosPaulo Cunha / Agência Lusa

O até agora eurodeputado e presidente da Federação Distrital do PS do Porto, Manuel Pizarro, será empossado esta tarde ministro da Saúde, no Palácio de Belém. Mais do que um novo rosto a gerir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), importa saber se o Governo vai adoptar uma política capaz de responder às reivindicações do sector e reforçar a capacidade de resposta do serviço público. E são várias as respostas que falta dar a um SNS cada vez mais desgastado, cujas consequências se acentuaram nos últimos meses, e onde a transferência de cuidados de saúde para o sector privado assume cada vez mais preponderância.

Acresce a este cenário o estatuto do SNS, que aponta para a privatização dos serviços de saúde, por oposição à Lei de Bases, da anterior legislatura, que coloca o serviço público no centro dos cuidados de saúde no nosso país. 

A valorização das carreiras e remunerações dos profissionais de saúde, o fim das listas de espera, a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes e a melhoria das condições de trabalho são algumas das exigências que mais se têm feito ouvir. Esta sexta-feira, na designada Academia Socialista (iniciativa que marca o regresso do PS após as férias), Manuel Pizarro teceu elogios à ministra cessante. 

Marta Temido, que se destacou pelo discurso de afirmação do SNS público (apesar de terem faltado políticas correspondentes), foi alvo de ataque por parte dos privados da saúde, e não só, devido a medidas como o fim de parcerias público-privado para a gestão hospitalar ou a contratação supletiva e temporária do sector privado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui