|militares

Militares reivindicam dignificação da carreira

Os militares defendem a valorização salarial e das carreiras, a revisão do Estatuto dos Militares e do Regulamento de Avaliação de Mérito e o direito à «negociação colectiva».

CréditosManuel Araújo / Agência Lusa

Reunidos na Fundação D. Pedro IV, em Lisboa, na passada quinta-feira, num encontro promovido pelas associações militares (APM) de oficiais (AOFA), sargentos (ANS) e praças (AP), cerca de uma centena de militares discutiu aspectos relativos à valorização e dignificação da condição militar.

Neste encontro foi aprovada uma moção que mandata «as direcções da ANS, AOFA e AP» para «desenvolverem iniciativas» e «promover junto das entidades legislativas e político-administrativas competentes» acções no sentido de chamar a atenção para, entre outros aspectos, a valorização salarial e das carreiras militares e a revisão do Estatuto dos Militares e do Regulamento de Avaliação de Mérito.

A moção sublinha também a exigência da regulamentação «do reconhecimento às APM do exercício da representação colectiva dos militares e de negociação colectiva junto das entidades legislativas e político-administrativas competentes» e a ideia de promover «acções conjuntas, de visibilidade pública, planeadas e organizadas pelas três associações».

Tópico