|Constituição da República

Manifesto “Cumprir e fazer cumprir a Constituição”

O propósito desta iniciativa é a divulgação do conteúdo fundamental da Constituição da República, a valorização dos seus princípios e valores e a mobilização de vontades para a exigência do seu cumprimento.

Créditos / http://assembleiamunicipal.cm-sintra.pt

O Manifesto “Cumprir e fazer cumprir a Constituição”, já subscrito por cerca de três centenas e meia de personalidades, está «aberto à subscrição de todos os democratas que com ele se identifiquem e que de algum modo se associem aos seus objetivos de defesa e valorização do regime democrático».

O Manifesto, para além de sublinhar que «Portugal seria melhor se a Constituição fosse cumprida em plenitude», considera que «a justa insatisfação de muitos portugueses para com o estado da democracia não resulta da Constituição, mas do seu incumprimento». Por outro lado, sem subestimar «a necessidade de defender a Constituição de eventuais revisões que a possam desvirtuar ou subverter», o que releva para os subscritores do  Manifesto é a importância de «mobilizar a sociedade portuguesa para a exigência democrática de cumprir e fazer cumprir a Constituição».

Os subscritores do Manifesto, propõem-se promover  um conjunto diversificado de iniciativas centradas nos direitos fundamentais garantidos pela Constituição da República Portuguesa, nomeadamente os das crianças e jovens, procurando envolver o conjunto mais alargado possível de cidadãos.

Nesse sentido, entre outras iniciativas realizadas ou a realizar, a Comissão Promotora do Manifesto vai promover na próxima sexta-feira, dia 28, um debate sobre «A Constituição da República Portuguesa e o Serviço Nacional de Saúde» e que terá lugar em Santarém, na Biblioteca Municipal (sala Bernardo Santareno). O debate, moderado por João Madeira Lopes, advogado, terá como oradores António Filipe, subscritor do Manifesto, jurista e professor universitário e André Gomes, médico de saúde pública.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui