|incêndios

MAI atribui apoios aos produtores de gado

Conta de Emergência do Ministério da Administração Interna (MAI) disponibiliza 500 mil euros para atender aos prejuízos decorrentes da destruição de pastagens pelos incêndios rurais. Entrega de candidaturas decorre de 1 a 9 de Setembro.

Uma vaca da raça arouquesa pasta em terrenos queimados junto à Aldeia da Castanheira, em Arouca
Uma vaca da raça arouquesa pasta em terrenos queimados junto à Aldeia da Castanheira, em AroucaCréditosPaulo Novais / Agência LUSA

A Conta de Emergência foi activada a 23 de Agosto para apoiar a destruição de pastagens destinadas à alimentação de gado bovino, caprino, ovino e equino e, segundo informação divulgada hoje pelo MAI, as candidaturas começam a partir da próxima quinta-feira.

A atribuição dos apoios vai depender do número de animais que carecem de alimentação e que estejam registados em nome dos produtores que se candidatem. Danos cobertos por outras entidades públicas ou por contratos de seguro não são abrangidos por este mecanismo.

Segundo informação do MAI, o edital com toda a informação já está disponível nas autarquias, juntas de freguesia, serviços municipais de protecção civil e organismos tutelados pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, dos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

Tópico