(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|aeroporto de Lisboa

Comissão de acompanhamento do novo aeroporto não integra plataforma de cidadãos

A Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não exige ser incluída na Comissão de Acompanhamento da Comissão Técnica Independente que irá proceder à Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto de Lisboa.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

«De entre as várias entidades e organizações que integram a Comissão de Acompanhamento falta, pelo menos, a representação dos interesses e opinião de uma parte significativa: os que actuam tendo como foco os interesses dos cidadãos em diferentes vertentes», constata a Plataforma Cívica numa comunicação dirigida ao primeiro-ministro, após consulta da resolução do Conselho de Ministros 89/2022, de 14 de Outubro. 

A Plataforma integra actualmente 210 cidadãos e organizações colectivas, entre associações culturais, recreativas, desportivas e outras, e desde 2018, data em que foi constituída, tem tido um «papel de relevo» junto das instituições estatais, dos partidos políticos e de outras organizações da sociedade civil.

«Tendo sempre como lema "As Pessoas Primeiro", a Plataforma Cívica teve, e continuará a ter, uma acção relevante, nomeadamente ao nível das comissões permanentes de Ambiente e Economia e Obras Públicas da Assembleia da República», refere-se na missiva, tendo sido já recebida pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, pela Presidência da Assembleia da República e pelo anterior secretário de Estado, Souto de Miranda.

Acrescentando a essas participações a «acção sistemática de debate, esclarecimento e mobilização das populações», a Plataforma entende que se justifica integrar a Comissão de Acompanhamento da Comissão Técnica Independente, liderada por Carlos Mineiro Aires, que irá proceder à Avaliação Ambiental Estratégica. Não fazer parte dela é uma «lacuna» que a estrutura cívica pretende ver corrigida por parte do Governo, «em nome da pluralidade de representação de interesses, saberes e opiniões». 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui