|cinema

«Vitalina Varela» na Moita

O filme do realizador Pedro Costa vai ser exibido no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, no dia 17 de Junho, às 20h30.

Créditos / Hoje Macau

Vitalina Varela, candidato português à nomeação para Óscar de Melhor Filme Internacional, teve estreia mundial em Agosto de 2019 no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde ganhou os principais prémios: O Leopardo de Ouro para melhor filme e o Leopardo de melhor interpretação feminina para a actriz não-profissional Vitalina Varela.

O filme trata da história real da protagonista, Vitalina Varela, mulher Cabo-verdiana de 55 anos que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido, ao cabo de 25 anos de espera pelo bilhete de viagem.

De acordo com Pedro Costa, o trabalho que tem vindo a desenvolver sobre a comunidade cabo-verdiana não pode ser considerado documental, mas sim uma adaptação cinematográfica das «pessoas que vivem hoje no esquecimento, dormem nas ruas, são torturadas». «O cinema pode protegê-los, de certa forma a vingar uma parte desta situação, porque pode ser exibido em qualquer lado.»

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, exibe o filme no próximo dia 17 de Junho, quinta-feira. O custo de entrada é de 2,97 euros com lotação limitada, em conformidade com as normas da DGS.

Tópico