|Setúbal

Em Setúbal, há um Março Mulher repleto de actividades

O Dia Internacional da Mulher assume lugar de destaque num Março Mulher que evoca os 50 anos de Abril, com muita arte, encontros e manifestações cívicas em vários pontos da cidade sadina.

Praça Mulher 2023, na Praça de Bocage 
Créditos / mun-setubal.pt

Quando cumpre 30 anos, o Março Mulher apresenta um programa ecléctico subordinado ao tema «Sermos Iguais em Liberdade», organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, com as juntas de freguesia do concelho e mais de quatro dezenas de parceiros, informa o portal do município setubalense.

No Dia Internacional da Mulher, haverá uma «Praça Mulher» (9h30-12h) na Praça de Bocage, com música, dança, poesia, teatro e arte efémera, e partilha de testemunhos de mulheres setubalenses. O evento, acrescenta o município, inclui também a apresentação de uma escultura alusiva à mulher na indústria conserveira e pintura ao vivo por um grupo de artistas da Artiset.

Ainda a 8 de Março, na Avenida Luísa Todi estará uma instalação que antecede a exposição «Mulheres na resistência à ditadura em Setúbal», que será inaugurada a 20 de Abril, com base em pesquisas documentais e em testemunhos de vida de mulheres que foram presas pela PIDE/DGS ou participaram na oposição clandestina.

A partir das 18h, o Teatro Animação de Setúbal apresenta no Teatro de Bolso Cravo Revolução | Mulheres, um concerto de poesia dramática interpretada por Célia David com música ao vivo por João Fernandez.

Vasto leque de actividades

Além das iniciativas programadas para dia 8, o Março Mulher 2024 apresenta ao longo do mês múltiplas iniciativas culturais, em que se incluem cinema, exposições, concertos, jogos tradicionais, teatro, workshops e encontros.

A título de exemplo, em matéria de exposições, o programa inclui «Março e Abril, Mulheres em Cores», no Centro de Recursos Educativos da União das Freguesias de Setúbal – Escola Conde de Ferreira, e «Mulheres de Abril», mostra em permanente construção de 1 a 31 de março, a partir de fotografias e histórias de mulheres representadas no projecto homónimo de Mariana Carneiro, no Centro de Cidadania Activa.

Por seu lado, o Centro Comercial Alegro Setúbal acolhe, de 12 de Março a 7 de Abril, a instalação artística «Por ser mulher não podia», criada por mulheres idosas do Grupo EnvelheSeres.

 O Março Mulher conta com encontros diversos e conversas no feminino, entre os quais está o que tem por título «MGF não tem justificação» – uma palestra sobre mutilação genital feminina, nos dias 13 e 15 (15h-17h), no Centro de Cidadania Activa.

No mesmo espaço e à mesma hora, no dia 16, há uma conversa sobre conciliação entre via pessoal, familiar e profissional, com recolha de bens alimentares e vestuário para distribuir por instituições sociais.

Já na Casa da Cultura, a 24, entre as 16h e as 18h, será exibido o documentário Novíssimas Cartas Portuguesas, como mote para a reflexão e o debate sobre a igualdade de género e as reivindicações democráticas.

O programa completo das comemorações do Dia Internacional da Mulher em Setúbal está disponível na página do munícipio, em mun-setubal.pt.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui