A Plataforma valoriza o relatório da Comissão Técnica Independente, nomeadamente pela «abrangência, rigor e transparência», e por ter «em conta questões de saúde pública, ambientais, de segurança, financeiras e de desenvolvimento económico do País». Por outro lado, a Plataforma sublinha o facto de o relatório defender a existência de um único aeroporto de Lisboa e aponta para a necessidade de que a solução agora proposta «se materialize no encerramento definitivo do Aeroporto Humberto Delgado (AHD)».
A “Plataforma Aeroporto Fora, Lisboa Melhora” manifesta ainda a sua preocupação face às intenções do Governo de permitir a expansão e aumento da capacidade do AHD, considerando que a actividade do aeroporto «é nociva para a saúde e para o ambiente, afectando quase meio milhão de moradores da Grande Lisboa». Por isso, «rejeita mais sobrevoos da cidade, mais ruído e poluição e mais riscos em termos segurança», e recorda que a ANA-Aeroportos de Portugal tem de «apresentar à Agência Portuguesa do Ambiente um novo Plano de Acções e Redução do Ruído para o AHD 2024-2029».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui