|Litoral Alentejano

Litoral Alentejano tem plano para apoiar MPME

Os cinco municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral criaram um plano para apoiar as micro, pequenas e médias empresas (MPME). Primeira fase arranca esta terça-feira.

Créditos / Diário do Alentejo

A abertura de uma linha gratuita de atendimento às empresas é a primeira fase do projecto lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e os cinco municípios que a integram (ver caixa).

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o programa «inclui um conjunto de serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional», a fim de auxiliar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise que as empresas enfrentam. 

O presidente da CIMAL e do município de Alcácer do Sal, Vítor Proença, citado na nota, explica que o «grande objectivo» da criação desta plataforma, em colaboração com a consultora Deloitte, passa por «conseguir mitigar ao máximo todos os efeitos que os empresários estão a sentir neste momento de crise».

Além de disponibilizar informação sobre obrigações fiscais e incentivos, ou sobre o direito do trabalho, o projecto visa partilhar conhecimento especializado, designadamente em termos de negócio, finanças, pessoal e comunicação, e propor medidas de emergência a aplicar de imediato, «de forma a limitar o impacto financeiro».

Vítor Proença sublinha que é «urgente actuar de forma rápida e eficaz na resposta às necessidades» das MPME daquele território, realçando a existência de «um grande número de empresários bastante empenhados em conseguir manter a sustentabilidade do seu negócio e em garantir a continuidade dos postos de trabalho».

Tópico