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«Kid's Guernica» candidato ao Prémio UNESCO

O projecto da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), dirigido aos alunos das escolas públicas destes concelhos, está entre os três melhores candidatos nacionais ao Prémio UNESCO. 

Imagem do trabalho seleccionado. No total inscreveram-se cerca de 4500 alunos da região
Imagem do trabalho seleccionado. No total inscreveram-se cerca de 4500 alunos da regiãoCréditos / AMRS

A Comissão Nacional da UNESCO em Portugal seleccionou o projecto «Kid’s Guernica» como um dos três melhores projectos nacionais candidatos ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nesta edição de 2018.

Entre os 895 trabalhos presentes ao júri, no passado dia 4 de Maio, o vencedor foi «Por um Mundo Melhor», elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9.º C da Escola D. João I, na Moita. Resta agora aguardar pelo resultado do júri internacional, que se prevê acontecer em Setembro próximo.

Num comunicado, a AMRS explica que se candidatou ao prémio com o objectivo de «partilhar um exemplo de boas práticas no domínio da educação e, neste caso concreto, na área do desenvolvimento sustentável».

Sobre a nomeação do projecto, defende que «confere um claro reconhecimento ao trabalho e empenho desenvolvidos pelas escolas», salientando que foram 4500 os alunos, do 2.º Ciclo do Ensino Secundário, que se inscreveram na sexta edição.

Mensagem de Paz

Desenvolvido pela AMRS e municípios associados, desde 2005, o projecto «Kid’s Guernica» traduz a intenção de construir «uma região atenta aos valores da paz, da liberdade, da igualdade, e solidariedade». Apoiado na famosa Guernica, de Pablo Picasso, tem ainda como objectivo «relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo».

O lema deste ano foi «Arrábida Biosfera», com o intuito de reflectir sobre os temas da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, «atendendo à importância do reconhecimento de um território».

Pretende-se ainda, lê-se no texto, «promover e reforçar as questões da paz e da não-violência, através de uma reflexão sobre nossas acções com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, essenciais para garantir a sobrevivência das espécies no planeta».

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