|Setúbal

Galeria Municipal de Setúbal abre no Dia da Criança para uma viagem no tempo

A Galeria Municipal do 11 abre excepcionalmente na segunda-feira para assinalar o Dia Mundial da Criança com visitas gratuitas à exposição «Pim Pam Pum», com brinquedos que marcaram gerações.

Créditos / e-Cultura

Na exposição «Pim, Pam, Pum», onde os objectos mais antigos remontam ao século XIX, há carrinhos, bonecas de trapos, instrumentos musicais, cavalinhos de madeira, livros infantis e pinturas.

Esta viagem no tempo dos brinquedos, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, está patente na Galeria do 11 desde 18 de Maio e é alimentada com objectos pertencentes à colecção particular de Hélder Esdras Martins.

Formado em Antropologia, Hélder Esdras Martins começou a coleccionar brinquedos de todo o mundo desde os 16 anos de idade, depois de ter visitado uma exposição em França sobre a temática, possuindo actualmente mais de dez mil peças.

Além dos objectos do coleccionador, que tem participado em congressos e exposições, representando Portugal em países como Alemanha, Inglaterra, EUA, Colômbia, Brasil e Austrália, a exposição inclui objectos do Museu do Trabalho Michel Giacometti, livros e revistas da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e quadros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

O acesso à Galeria do Municipal do 11, no próximo dia 1 de Junho, é limitado ao máximo de seis pessoas, devidamente distribuídas pelo espaço e com máscara de protecção individual, de forma ao cumprir as directivas da Direcção-Geral da Saúde (DGS). A exposição pode ser visitada entre as 11h e as 13h, e das 14h às 18h. 

Tópico