|José Saramago

Exposição sobre Saramago em Montemor-o-Novo

Encontra-se patente na Biblioteca Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, até 28 de Fevereiro, a exposição «Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022».

Neste dia, em 1998, a Academia Sueca anunciava que o Prémio Nobel da Literatura seria atribuído a José Saramago, até agora o único português a receber esta distinção. A reflexão sobre a sua obra, as desigualdades, o conceito de democracia e a actuação das «instituições» europeias foram alguns dos muitos temas sobre os quais manifestou a sua opinião. «A missão do escritor, se existe alguma, é não se calar», admitiu.  
CréditosNuno Veiga / Agência Lusa

A exposição, que pode ser vista durante o horário de funcionamento da Biblioteca, foi cedida pela Fundação José Saramago e aborda a literatura e o pensamento do Prémio Nobel da Literatura.

Com selecção e composição de textos por Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, esta exposição tem uma componente pedagógica que permite um acesso facilitado tanto ao público iniciante na obra do autor quanto ao leitor mais conhecedor da obra.

Com esta exposição, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo marca também o início das comemorações do lançamento da obra de Saramago Levantado do Chão. A programação, em parceria com a Fundação José Saramago, inclui uma visita guiada à Fundação José Saramago e à Casa do Alentejo, no dia 25 de Fevereiro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui