|Câmara Municipal de Setúbal

Dia Mundial do Teatro assinalado em Setúbal

Uma programação diversificada e transmitida integralmente online, ao longo do mês de Março, é a proposta do município setubalense para celebrar o teatro, em tempo de confinamento.

Cartaz para assinalar a celebração do Dia Mundial do Teatro, em Setúbal. Março de 2021
Cartaz para assinalar a celebração do Dia Mundial do Teatro, em Setúbal. Março de 2021CréditosAtelier 2 pontos / Câmara Municipal de Setúbal

A programação da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) que, durante o mês de Março, assinala o Dia Mundial do Teatro, realiza-se totalmente online, adaptando-se à situação de confinamento determinada pela pandemia em curso.

Cerca de duas dezenas de eventos, entre apresentações teatrais, formações, residências artísticas e sessões de cinema, integram a programação, que inclui actividades para os mais novos e pode ser acedida através das redes sociais, na maior parte das vezes através do facebook da CMS ou das instituições participantes.

O evento abre no dia 1 de Março, com a exibição de três teasers realizados por profissionais do teatro de Setúbal, subordinados ao tema «O teatro numa palavra...», os quais podem ser vistos no facebook do município.

Entre 2 de Março e 8 de Abril, todas as terças e quintas-feiras, pelas 16h, o Teatro Estúdio Fontenova promove «Diálogos Imediatos» na sua página de facebook, um conjunto de conversas online em torno do texto A Paz Perpétua, do dramaturgo espanhol Juan Mayorga. As performances Espírito Dissolvido e Cerco – esta em directo com o festival brasileiro Mátria Amada – serão transmitidas respectivamente no dia 5 de Março às 21h30 e no dia 21 às 22h.

Fake, de Miguel Fragata e Inês Barahona Créditos

Brothers, pelo Teatro do Elefante; Antiprincesas-Frida Khalo, de Cláudia Gaiolas; Valentin, Valentin, pelo Teatro Animação de Setúbal; Fake, de Miguel Fragata e Inês Barahona, são alguns dos espectáculos destacados pela organização.

Entre a programação para os mais novos e para a família contam-se Bambolinices – Memórias vivas rumo ao futuro, pelo GATEM-Espelho Mágico e o workshop «A Bicicleta: uma verdadeira princesa», com Paula Farinha.

No dia 8 de Março, celebrando simultaneamente o Dia Internacional da Mulher, é transmitida uma conferência dedicada ao papel das mulheres no mundo da comicidade, numa coorganização entre a autarquia e o Festival Tem Graça! - Festival Internacional de Mulheres Palhaças.

Um workshop de voz e dicção pelo actor e psicólogo Luís Moreira e uma residência artística com o coreógrafo Francisco Camacho são outros dos atractivos das comemorações deste ano do Dia Mundial do Teatro em Setúbal.

Detalhes da programação podem ser encontrados na página da Câmara Municipal de Setúbal e aqui.

Tópico