Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Seixal

Cerca de 2500 pessoas correm este sábado pela construção do Hospital do Seixal

A corrida realiza-se a partir das 20h30, junto à Baía do Seixal. Autarquia afirma que é a maior concentração de munícipes para exigir a construção deste equipamento do SNS, que demora a sair do papel. 

Município admite tratar-se de uma situação «absurda» e com «graves prejuízos para a população»
Créditos / in2set.ips.pt

A construção do Hospital do Seixal, no distrito de Setúbal, é uma reivindicação com mais de duas décadas de luta das populações. Em 2009 foi objecto de um protocolo entre o Estado e a Câmara Municipal do Seixal, com o Ministério da Saúde a assumir a construção da nova unidade hospitalar, estando então previstas 23 especialidades médicas, 72 camas de internamento e um serviço de urgência básica.

A inauguração começou por ser apontada para 2012, mas o projecto derrapou e, em Dezembro de 2016, António Costa deixava a confirmação de que a construção se iniciaria no ano seguinte. Em Janeiro de 2018, uma portaria publicada em Diário da República dava luz verde à construção do hospital no concelho do Seixal, mas já então o presidente da Município seixalense avisava que a luta só terminaria no tão aguardado dia da inauguração da unidade que deveria servir os munícipes do Seixal, mas também de Sesimbra e de Almada. 

Dois anos mais tarde, a Câmara denuncia nova falha dos prazos por parte do Governo, «apesar de todos os estudos que provaram e fundamentaram a necessidade de construção do Hospital no Seixal», e do acordo estratégico assinado em 2009 com o Ministério da Saúde. Mas também da pressão crescente a que o Garcia de Orta, em Almada, está sujeito, dando resposta ao dobro dos utentes para o qual foi projectado.  

Em finais de Março passado, Manuel Pizarro, ministro da Saúde, revelou que o concurso para a construção do Hospital do Seixal deve ser lançado no último trimestre deste ano ou no início de 2024.

«As promessas sucessivamente adiadas por parte do Poder Central fizeram com que hoje, em 2023, o hospital no Seixal ainda não esteja construído», critica o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, num comunicado divulgado esta sexta-feira, onde alerta que cerca de 40 mil utentes do concelho não têm médico de família.

A corrida deste sábado é uma organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal e Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, com o apoio do Movimento Associativo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui