|Viana do Castelo

CDU vence intercalares em Darque

A CDU venceu as eleições intercalares na freguesia de Darque, Viana do Castelo. Em Terena, Alandroal, um grupo de cidadãos confirmou a vitória que alcançou nas últimas autárquicas.

CréditosNuno Veiga / Agência LUSA

A lista da CDU obteve 916 votos e conseguiu eleger seis dos 13 mandatos para a Assembleia de Freguesia de Darque, no concelho de Viana do Castelo, nas eleições intercalares que se realizaram ontem.

O PS conseguiu 731 votos e manteve os cinco mandatos que já tinha alcançado nas autárquicas de Outubro de 2017, quando foi a força mais votada. O PSD, com 198 votos, perdeu dois mandatos, ficando com apenas um; o CDS-PP manteve o seu eleito.

Em declarações ao Jornal de Notícias, os candidatos das várias forças políticas garantiram a viabilização do novo executivo na freguesia. «Vamos ver a abertura das outras forças para trabalharem juntamente connosco. Vamos reunir com todos e ver como é que vamos formar o executivo», afirmou o primeiro candidato da CDU, Augusto Silva.

Com este resultado, a CDU soma mais uma presidência de freguesia no concelho, já que em 2017 foi a força mais votada na União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.

Na freguesia de Terena, Alandroal (distrito de Évora), o grupo de cidadãos eleitores DITA – Alandroal É o Nosso Partido reforçou o número de eleitos na Assembleia de Freguesia, em eleições intercalares também realizadas ontem. Com mais um lugar, o DITA fica com quatro mandatos, o PS com dois e a CDU com um.

Tópico