Mensagem de erro

|Vietname

Vietname aposta na reflorestação e prevê aumentar exportações de madeira

As autoridades vietnamitas, que traçaram a meta de plantar mil milhões de árvores entre 2021 e 2025, estimam que, em 2023, a exportação de madeira e produtos derivados atinja um valor recorde.

Créditos / woodworkingnetwork.com

Se se concretizarem os 18 mil milhões de dólares em exportações de madeira, haverá um crescimento de 7% a 9% relativamente ao ano passado, quando as vendas no ramo para o exterior ultrapassaram os 16,9 mil milhões de dólares, segundo revelou a Administração Florestal do país do Sudeste Asiático.

Para atingir a meta traçada, o sector vai continuar a centrar-se na melhoria da competitividade das empresas através da aplicação de diversas soluções, referiu esta segunda-feira o presidente da Associação Vietnamita da Madeira e dos Produtos Silvícolas (ViForest), Do Xuan Lap.

Entre as acções previstas, estão a promoção da utilização de madeira das florestas plantadas no país, a diminuição das importações e a implementação de avanços científicos e tecnológicos nas empresas nacionais, indica a Vietnam News Agency (VNA).

Outro aspecto destacado por Xuan Lap é a necessidade de estimular a transformação digital, com o intuito de reduzir os custos de produção e alcançar baixas emissões, bem como a dinamização de actividades de promoção comercial.

Tudo isto, disse o presidente da ViForest, será feito de forma activamente coordenada com o Ministério vietnamita da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, de modo a conceber o desenvolvimento equilibrado do sector.

De acordo com os dados divulgados pela Administração Florestal do país asiático, o ano passado as exportações de madeira e derivados do Vietname foram superiores a 16,9 mil milhões de dólares (mais 6,1% do que em 2021).

Estados Unidos, Japão, China, países da União Europeia e Coreia do Sul foram os principais destinos dos produtos madeireiros vietnamitas, com compras que, no conjunto, representaram 15,48 mil milhões de dólares, equivalentes a mais de 90% do total.

Reflorestar, reflorestar!

Em Janeiro de 2021, Nguyen Xuan Phuc, então primeiro-ministro vietnamita, promulgou uma directiva sobre o «Tet da plantação de árvores» e o reforço da protecção e do desenvolvimento das florestas.

Nesse documento, foi traçada a meta de plantar mil milhões de árvores no período 2021-2025, defendendo que é dever das autoridades «promover a consciência de todas as camadas populares sobre o papel, os efeitos e os valores das florestas».

A campanha nacional de reflorestação no país do Sudeste Asiático é lançada, todos os anos, numa cerimónia por altura do Tet (Ano Novo Lunar). As autoridades vietnamitas destacam que se trata de uma «tarefa urgente com significado estratégico para as vidas das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do país».

Num país cuja massa florestal foi arrasada pela guerra, a ênfase é colocada na protecção da biodiversidade e da preservação, e também na defesa de um importante recurso, cujas exportações têm um peso crescente na economia.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui