Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Colômbia recebe congresso internacional de mulheres com participação portuguesa

O congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres começa hoje, em Bogotá (Colômbia), com participação de uma delegação do Movimento Democrático de Mulheres.

Uma delegação do MDM participa no encontro internacional que começa hoje, na Colômbia
Uma delegação do MDM participa no encontro internacional que começa hoje, na ColômbiaCréditos / Movimento Democrático de Mulheres

A Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM) realiza o seu XVI Congresso em Bogotá, na Colômbia, com início hoje. O encontro assume como lema «Mulheres Unidas pela Paz e a luta contra o imperialismo» e terá a participação das organizações de mulheres de mais de uma centena de países.

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) participa com uma delegação no encontro internacional, onde pretende reforçar «os laços de solidariedade das mulheres do mundo com as portuguesas e o seu povo». Em comunicado à imprensa, a organização portuguesa de mulheres revela que «intervirá com a consciência de que a luta das mulheres é fundamental ao estabelecimento da democracia e da paz».

O comunicado do MDM salienta o simbolismo de o encontro se realizar na Colômbia, «onde há poucos dias se ergueu a bandeira da Paz e o cessar-fogo», numa referência ao Acordo Final de Paz alcançado em Havana (Cuba) entre as FARC-EP e o governo colombiano.

O congresso da FDIM tem na agenda «as agressões e os desafios para a paz, a crise capitalista e o seu impacto nas mulheres; o impacto das mudanças climáticas e a segurança alimentar; os direitos laborais, a igualdade salarial e a luta contra todos os tipos de violência, da doméstica à violência dos conflitos armados; a diversidade étnica e culturas nas mulheres». As lutas, avanços e conquistas, e desafios da vida «das mulheres de África, do mundo árabe, da Palestina ou do Sahara Ocidental» estão presentes no encontro.

A FDIM foi fundada em 1945, em Paris, no quadro da derrota do nazi-fascismo, com o objectivo de promover a luta contra o fascismo, pela paz e pelos direitos das mulheres. O MDM é membro da organização, participando regularmente nos seus congressos desde antes do 25 de Abril.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui