|Seixal

Viagem cinematográfica pela lutas de libertação

Decorre entre hoje e a próxima quinta-feira, 22 de Maio, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, o ciclo «O Cinema Necessário – Processos de Luta e Independência», com sessões às 21h30.

Créditos / Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema

A iniciativa propõe uma viagem cinematográfica pelas lutas de libertação nas ex-colónias portuguesas, revisitando os processos históricos de resistência ao colonialismo e a conquista da independência, no intuito de traçar paralelos entre a memória histórica e as actuais lutas contra as heranças do colonialismo. 

Através de «filmes históricos, documentários e obras contemporâneas, exploram-se as vozes dos combatentes, os dilemas da guerra, os impactos sociais e culturais da dominação colonial», lê-se na apresentação do ciclo.

As sessões, de entrada gratuita e sempre às 21h30, arrancam esta terça-feira, com Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema, de Margarida Cardoso. «A primeira acção cultural do governo Moçambicano, logo após a independência em 1975, foi a criação do Instituto Nacional do Cinema (INC).
Os cinemas são nacionalizados e as unidades de cinema móvel vão mostrar por todo o país a mais popular produção do INC, o jornal cinematográfico Kuxa Kanema», refere a sinopse deste filme de 2003. O seu objectivo, prossegue, era «filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo». 

O ciclo prossegue com Nome, do realizador guineense Sana Na N'hada, esta quarta-feira, e Mário, do norte-americano Billy Woodberry, no último dia.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui