|concerto

Um concerto em «construção»: tributo a Chico Buarque no Seixal

A 10 dias da entrega do prémio Camões ao cantor e escritor brasileiro, vários músicos homenageiam Chico Buarque no espectáculo «Quem Te Viu, Quem Te Vê», no Fórum Cultural do Seixal, dia 14, às 21h30.

Chico Buarque de Hollanda
Chico Buarque de HollandaCréditosDARYAN DORNELLES / Bravo/Dedoc

Quem te viu, Brasil. Chico Buarque foi agraciado, em 2019, com o mais importante prémio literário lusófono (o Prémio Camões, instituído pelos Governos de Portugal e Brasil), não tendo o cantor e escritor brasileiro recebido a distinção na altura em função do mesquinho boicote do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se recusou a assinar o certificado.

Quem te vê. Quatro anos depois, Buarque vai receber, por fim, o Prémio Camões que sempre foi seu, numa sessão em Lisboa (dia 24 de Abril) que vai contar com a participação de Lula da Silva, Presidente do Brasil.

Aproveitando a ocasião, a Câmara Municipal do Seixal (CMS) vai receber, «com muita honra», o espectáculo de tributo musical a «um dos nomes maiores da música popular brasileira», anuncia Paulo Silva, presidente da CMS.

«O concerto passeia pelos muitos sucessos do cantor, apresentando a sua obra». Na voz, estarão Marcus Lima e Thais Motta, no piano, Cristóvão Bastos, no violão e cavaquinho, João Lyra, na flauta e saxofone, Eduardo Oliveira, no baixo, Dimerval da Silva e, na bateria e percussão, Marcos Thadeu.

Este espetáculo, que se realiza amanhã, 14 de Abril de 2023, às 21h30, no Fórum Cultural do Seixal, está integrado nas comemorações do 25 de Abril da autarquia, explica Paulo Silva, «Chico Buarque é um cantor da liberdade que teve muitas das suas  músicas censuradas durante o nefasto período da ditadura brasileira», uma experiência semelhante ao que se passou em Portugal, durante o regime fascista.

Chico Buarque actua no Porto, nos dias 26 e 27 de Maio, e em Lisboa, nos dias 1, 2 e 3 de Junho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui