Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|teatro

«Trilogia de Alice», por Nuno Carinhas, estreia em Coimbra a 27 de Março

O espectáculo Trilogia de Alice, do dramaturgo irlandês Tom Murphy, estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo no Dia Mundial do Teatro, encerrando as comemorações do 30.º aniversário d'A Escola da Noite.

«Trilogia de Alice»
«Trilogia de Alice»Créditos / Eduardo Pinto

Inédita em Portugal, Trilogia de Alice foi escrita em 2005 e originalmente produzida pelo Royal Court Theatre, em Londres. A peça, revela A Escola da Noite num comunicado, «oferece-nos uma viagem por três momentos da vida de uma mesma personagem (Alice, uma doméstica casada com um banqueiro de sucesso, mãe de filhos), ao longo de três décadas e meia – entre os anos 80 do século XX e o início do século XXI».

A jornada, adianta Nuno Carinhas, relata a «peregrinação interior» desta mulher, através de «ligações, em tempos alternados, de experiências, de descobertas, de anseios» da personagem e de «breves relatos de vidas que se cruzam com a sua, respectivos gestos falhados e (des)ilusões».

«Talvez sejam só fantasmas em viagem, que transportam o desconforto da existência cheia de "desconhecido a que dão o nome de Deus"», acrescenta Carinhas, citando uma das frases de Alice. O encenador afirma que «esta Alice multiplicada está inscrita na linhagem do teatro irlandês das personagens femininas com voz, que se contam por direito e necessidade de partilha. Mulheres que combatem, com as palavras ditas, a dificuldade de existirem».

A peça de Tom Murphy foi o texto escolhido para encerrar as comemorações dos 30 anos d'A Escola da Noite e assinala o regresso de Nuno Carinhas ao trabalho com a companhia, três décadas depois de aí ter encenado Comédia Sobre a Divisa da Cidade de Coimbra, de Gil Vicente, em 1993.

Ao elenco residente do grupo (Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash) junta-se a actriz Rita Brütt, no papel de Alice. 

A 75.ª criação d'A Escola da Noite tem estreia marcada para o próximo dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, e cumprirá no Teatro da Cerca de São Bernardo a habitual temporada de quatro semanas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui