|teatro

Teatro Extremo galardoado no Brasil

O director artístico do Teatro Extremo, Fernando Jorge Lopes, será galardoado com Ordem do Mérito Renascença do Piauí, por mérito cultural, no dia 23 de Janeiro.

Cena da peça
Cena da peça "Mythos", criação original do Teatro Extremo destinada aos pequenos espectadores. Almada, 2019.CréditosVítor Cid / Teatro Extremo

Esta atribuição é o resultado da profunda relação entre o Teatro Extremo e o Teatro do Piauí, numa história que tem sido construída ao longo de mais de duas décadas, onde se foi recebendo regularmente em Portugal, no festival Sementes-Mostra Internacional de Teatro para o Pequeno Público, companhias de teatro do Piauí; e onde se apresentou periodicamente os trabalhos do Teatro Extremo no Piauí.

Neste contexto também se destaca o trabalho de Fernando Jorge Lopes no Piauí, na direcção de Dois perdidos numa noite suja e Quando as máquinas param, ambas de Plínio Marcos, numa co-produção com o Grupo Harém de Teatro; a administração de um workshop de teatro no Clube dos Diários de Teresina, a convite da Secretaria de Estado do Piauí, e a direcção de A Grande Festa, espectáculo de encerramento do FestLuso-Festival Lusófono de Teresina.

Fernando Jorge Lopes irá igualmente, neste primeiro trimestre de 2019 – ano em que o Teatro Extremo celebra 25 anos de actividade – dirigir a peça Os Javalis, do autor brasileiro contemporâneo Gil Vicente Tavares, a convite do director do Teatro 4 de Setembro, no Estado do Piauí.

Tópico