Projecto desenvolvido pela autarquia do Seixal

Oficina reúne arte de Manuel Cargaleiro e de Siza Vieira

Foi inaugurado na sexta-feira o novo museu de Álvaro Siza Vieira projectado para acolher o trabalho do mestre Manuel Cargaleiro.

A Oficina de Artes Manuel Cargaleiro abriu ao público no dia 18
Créditos

Na cerimónia de inauguração estiveram o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, o mestre Manuel Cargaleiro, que apresentou a exposição inaugural «A Essência da Forma», e o arquitecto Álvaro Siza Vieira.

«A Essência da Forma» compõe-se de reproduções de painéis de azulejo de oito obras emblemáticas de Manuel Cargaleiro, tais como a fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa (1983) ou a estação do metro de Champs Elysées-Clémenceau, de Paris (1995) e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

Situada na Quinta da Fidalga, junto à Baía do Seixal, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro visa promover a arte contemporânea, em particular a obra do mestre Manuel Cargaleiro e as colecções da Fundação Manuel Cargaleiro, através da realização de exposições temporárias.

O equipamento projecta também uma vertente pedagógica através do desenvolvimento de actividades educativas no âmbito da sua programação e da promoção de parcerias com organismos congéneres.

O talento de Siza Vieira surge, a par do projecto arquitectónico, em trabalhos de azulejo da sua autoria que têm neste espaço um lugar de destaque. 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui